Método Tábata

Conheça esse Método

O nome vem do Dr. Izumi Tabata, que em 1996 realizou um estudo para potencializar o consumo máximo de oxigênio. Nesse mesmo estudo o Dr. Tabata descobriu uma forma para aumentar tanto a capacidade aeróbia como a anaeróbia simultaneamente.

Nesse estudo os atletas que realizaram pequenos intervalos de 4 minutos "Tabata", obtiveram um aumento maior no consumo máximo de oxigénio que os atletas que realizaram sessões de treino mais longas (60 minutos) e os de média intensidade.O estudo foi feito com patinadores olímpicos, usando bicicleta ergométrica com intensidade de 170% do VO2Max. Os atletas que fizeram o Tabata tiveram um aumento em 14% da sua capacidade aeróbia, e 28% da sua capacidade anaeróbia.

No seu estudo o Drº Tabata realizou várias "experiencias", mas escolheu como o melhor para aumentar o consumo de oxigénio e a potência aeróbia o seguinte método. Oito séries de 20 segundos de intervalos de treino, alternado com 10 segundos de descanso.

metodo tabata

Então Tabata é método novo?

Então para você que acha que o tabata é coisa nova, está ai! Desde a década de 90 já se falava e se treinava em alta intensidade, a questão é que naquela época existiam mitos e paradigmas, que hoje são quebrados constantemente pelos treinos de alta intensidade"HIIT".


Isso é seguro?

hoje ainda há quem diga que isto é coisa do demônio, que só maluco para fazer isso, que o risco de morrer é grande fazendo isto e por ai vão estas e outras desculpas de quem não entende de treinamento, ou que está enraizado em métodos pouco efetivos em relação ao emagrecimento! Se você for bem orientado você pode e deve fazer não só o tabata, mas uma infinidade de protocolos de alta intensidade que vão ajudar você a emagrecer definitivamente!!


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